Olhando para trás, é difícil imaginar o Coringa sendo interpretado por alguém que não seja Ledger.
O Joker de Heath Ledger é, sem dúvida, uma das performances mais memoráveis do cinema americano. A natureza abrasiva do personagem, sua imprevisibilidade e emoção aterrorizante o tornaram um favorito dos fãs quase imediatamente. O que muitos não sabem é que Ledger inicialmente concordou em interpretar o Joker antes. The Dark Knight foi até mesmo escrito e concluído. Ledger tinha fé suficiente na equipe e, após ver o que eles tinham feito com. Batman Begins, sentiu-se confiante o suficiente para assumir o papel.
Descubra por que Heath Ledger quase perdeu o papel icônico do Joker. A história por trás da interpretação inesquecível em The Dark Knight.
Um benefício de sua adoção precoce como o Coringa foi que ele conseguiu incubar o papel por um bom tempo. Ledger passou meses trancafiado em um quarto de hotel, tentando descobrir como seria sua versão do Coringa, tanto em aparência quanto em voz. “Heath passou meses e meses se preparando, nós o escalamos antes mesmo do roteiro ser escrito, então ele teve muito tempo para se obcecar com isso, pensar no que ele iria fazer, para realmente descobrir”, explica o diretor Christopher Nolan.
O que Ledger criou foi algo inesperado por todos, e sem dúvida, seu papel como Coringa será lembrado para sempre.
A Voz do Coringa de Heath Ledger
Nolan admitiu que inicialmente havia muitas dúvidas em torno do Joker e do papel que Ledger desempenharia para dar vida a ele. O personagem era complexo, paradoxal e em constante mudança. Ledger teve que tornar o personagem completamente seu, mas ainda assim mantê-lo reconhecível para o público em geral. Ele teve que fazer justiça à interpretação original do Joker, reinventando-o ao mesmo tempo. Um aspecto-chave do personagem acabou sendo a voz inconfundível do Joker. A cadência arrepiante e perturbadora que transformou o personagem em um dos mais inesquecíveis de sua época.
“Dessa forma, ele meio que surpreendeu,” disse Nolan sobre a voz do Joker de Ledger. “Houve momentos em que você pensa, ‘Ah, é exatamente isso,’ e momentos em que você pensa, ‘Eu pular Isso é bom porque eu não faço a menor ideia.
A natureza imprevisível tanto na voz de Joker, mas seu personagem como um todo acabou sendo uma das representações mais icônicas no cinema moderno. “A voz certamente era assustadora porque mudava de tom”, disse Nolan. “Você nunca sabe qual será o próximo tom da voz. Assim como os movimentos físicos eram [imprevisíveis], você não sabia o que ele ia fazer com as mãos, a forma como ele se movia, sempre era uma surpresa. O tom real de sua voz também era uma surpresa. Às vezes ameaçadora e às vezes mais melódica e leve.”
Nolan também recorda que, no início, a equipe estava completamente confusa com a interpretação de Ledger. Eles estavam tão acostumados com a interpretação de Jack Nicholson do personagem que sentiram que era forçada, pouco natural e não seria bem aceita nas telas. No entanto, após apenas alguns dias, todo o elenco e equipe se convenceram. Eles sabiam que estavam presenciando algo realmente especial.
A inspiração para o Coringa de Heath
Sem dúvida, Ledger estudou diversas inspirações para seu papel como o Coringa. Ele ficou famoso por absorver materiais como A Clockwork Orange , e também mergulhou nas pinturas do artista Francis Bacon para encontrar o personagem que procurava. Relata-se que Sid Vicious, dos Sex Pistols, também foi um arquétipo que Ledger usou como base para sua interpretação.
Muitos especulam que Ledger utilizou o artista Tom Waits como inspiração para a voz do Coringa. O artista e o personagem têm tons e timbres vocais surpreendentemente semelhantes, e muitos acreditam que Ledger usou sua voz como um dos principais focos em sua preparação para o papel, embora isso não tenha sido confirmado por Nolan ou Ledger.
O Legado e Consequências da Icônica Interpretação de Heath Ledger
Olhando em retrospecto, é difícil imaginar o Coringa sendo interpretado por alguém além de Heath Ledger. O papel foi honesto, revelador e indiscutivelmente poderoso. Tornou-se uma pedra fundamental do cinema e uma das melhores representações de vilão de todos os tempos. É engraçado pensar que a escolha inicial do elenco foi recebida com tanta resistência. Até mesmo o irmão de Nolan, Jonathan Nolan, que coescreveu o filme, ficou inicialmente perplexo com a decisão.
“Chris teve uma boa reunião com Heath Ledger, e ninguém entendeu,” disse Jonathan Nolan em uma entrevista. “Eu não entendi. O estúdio não entendeu. Todos estavam meio que confrontando Chris e dizendo: ‘Não vemos isso’. E a comunidade de fãs… nós fomos massacrados por isso,” adicionou Nolan. “‘Isso é um desastre. Essa é a pior decisão de elenco já feita’. E Chris apenas se manteve firme e continuou seguindo em frente.”
Portuguese Translation: Surpreendentemente, apesar da rejeição inicial e resistência a Ledger como o Coringa, Nolan inicialmente o havia imaginado como o próximo Batman. Ele havia pedido a Ledger para considerar o papel. Batman Begins No entanto, Ledger recusou o papel. “Ele foi bastante gentil a respeito disso, mas disse: ‘Eu nunca aceitaria um papel em um filme de super-herói'”, lembrou Nolan. No entanto, Ledger mais tarde reconsiderou após ver a abordagem de Nolan sobre super-heróis em Batman Begins. “Expliquei a ele o que eu queria fazer com Batman Begins e acho que talvez ele sentiu que eu consegui”, revelou Nolan.
Ledger acabou ganhando postumamente um prêmio da Academia por sua atuação, indiscutivelmente merecido. Às vezes, os maiores personagens vêm dos lugares mais inesperados, e esse foi um desses casos. Ninguém esperava que Ledger, que nunca tinha interpretado um papel tão sombrio e provocante como esse, mudaria para sempre a imagem dos vilões nos filmes de super-heróis. O papel de Ledger está consolidado na história, e o trabalho que ele fez para alcançar esse equilíbrio também será lembrado. A preparação para o filme teve um custo na saúde de Ledger, e desempenhou um papel em sua morte eventual. A comunidade cinematográfica ficou chocada com sua morte, mas grata por sua coragem e pelo papel que desempenhou em entregar um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos.